"Com que idade levar a criança para uma primeira avaliação?"

A idade ideal para primeira consulta com o ortodontista é por volta dos 7 anos. Alguns casos devem ser tratados nesta idade pois dependem do crescimento da criança. Se o ortodontista julgar que ainda é cedo para iniciar o tratamento, será feito um acompanhamento para que o aparelho seja colocado no momento ideal. 


“Quanto tempo vai durar o tratamento?”

Essa é uma pergunta muito comum, mas muito difícil de responder sem avaliar cada caso específico. A duração do tratamento ortodôntico depende do tipo de problema a ser resolvido, da idade do paciente, da colaboração dele, da presença às consultas e da resposta biológica de cada um.


 "Qual é o tipo de aparelho que vou utilizar?"

Depende do caso. O aparelho fixo, que pode ser metálico ou cerâmico, é o mais comum e difundido, mas hoje em dia, muitos procuram os alinhadores transparentes, que são aparelhos móveis quase invisíveis. Na primeira avaliação o ortodontista é capaz de dizer qual aparelho será mais indicado para o seu caso


"Já sou adulto. Posso usar aparelho?"

Sim. O tratamento ortodôntico está indicado para adultos e idosos também. Muitas vezes é necessário fazer movimentos dentários para a colocação de implantes e próteses, e o trabalho conjunto da ortodontia com as outras especialidades produz um resultado mais completo e satisfatório. 


“Como fazer a higiene bucal com o aparelho?”

Com o aparelho fixo, a escovação é feita de uma forma parecida do que sem o aparelho, porém deve ser feita com mais cuidado e atenção. O uso do fio dental é importante e feito de uma maneira um pouco diferente, que será ensinada logo na consulta de colocação do aparelho. Além disso, é muito importante manter as visitas regulares ao seu dentista clínico para garantir a saúde bucal durante o tratamento ortodôntico.


“O que não posso comer durante o tratamento?”

Alimentos muito duros ou pegajosos não podem ser consumidos durante o tratamento com o aparelho fixo, como por exemplo pipoca, bala, pirulito, amendoim. Qualquer alimento mais duro pode causar quebra dos bráquetes, o que resulta em um tempo de tratamento maior. No caso dos aparelhos móveis, não há restrição alimentar pois o aparelho é removido durante as refeições, não causando danos a ele.


Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato e terei muito prazer em te ajudar.